quarta-feira, 4 de junho de 2014

Game of Thrones: Blind Guardian e Hammerfall se inspiraram na série literária



Atualmente os fãs de fantasia medieval estão em chamas com “Game of Thrones”, o bem sucedido seriado que conta com produção milionária da HBO. A atração que quebrou todos os recordes de audiência na última temporada fascina os telespectadores por sua narrativa realista e fantástica. Todavia, o programa televisivo baseia-se na série literária "As Crônicas de Gelo e Fogo" do escritor e roteirista norte-americano George R.R. Martin.

Basta folhear alguns capítulos para mergulhar em Westeros, um continente em que guerreiros renegados, reis hedonistas, um anão sardônico e dezenas de personagens inescrupulosos se digladiam pelo trono. Além dos adorados dragões flamejantes carbonizando ovelhas inocentes. Nada mais inspirador ás bandas de heavy metal.

Mas não é de hoje que os headbangers recorrem a esta literatura de gênero. O eterno vocalista Ronnie James Dio popularizou a temática fantástica nas letras de heavy metal, o que se explica por sua admiração por livros de fantasia e ficção científica. Ele gostava especialmente dos romances históricos do escritor escocês Sir Walter Scott e das Lendas Arturianas.

O power metal é o gênero que mais se alimenta de temas imaginários. O antropólogo e documentarista Sam Dunn afirma que o power metal originou-se no final de 1970 com Ronnie James Dio estabelecendo este tipo de estética nas letras. No Rainbow o vocalista escrevia abordava temas medievais, renascentistas e de ficção científica influenciando a criação conceitual de bandas como Helloween, Blind Guardian e Stratovarius.

Seguindo a sua tradição de temas fantásticos, o Blind Guardian se inspirou na série literária para a composição de duas músicas: “A Voice In The Dark” e "War Of The Thrones”. A primeira foi o single de estreia do álbum "At the Edge of Time" lançado em 2010 e conta a história do personagem Bran Stark. A partir daqui o texto está repleto de spoilers (revelação de enredo).


Bran é um dos personagens principais da série. É descrito nos livros como garoto bem quisto por todos em Winterfell. A letra de “A Voice In The Dark” apresenta elementos metafóricos, e outros essencialmente narrativos. Tudo sob o viés subjetivo do personagem. O verso "But finally I fly" é um retrato simbólico da queda Bran de uma torre após ter sido empurrado por Jaime Lannister, o que lhe deixou em coma e sem os movimentos das pernas. Ao passo que a banda contempla a narrativa quando cita "Come spread your wings/Awake now" referindo-se às suas visões durante o período de inconsciência, ele vê um corvo de três olhos dizendo que pode ensiná-lo a voar.



Em dado momento, já no quinto livro A Dança dos Dragões, Bran pergunta ao corvo se poderá andar novamente, mas a criatura responde: Você nunca andará novamente, Bran, mas você voará. Ao passo que as referências à escuridão e às sombras relacionam-se ao arco narrativo do personagem em busca do corvo através da Floresta Assombrada. No sentido metafórico, escuridão é uma alusão ao período d'A Longa Noite em que os Caminhantes Brancos invadiram Westeros e o gelo se espalhou pelo norte coberto pelas sombras. O corvo alerta que “o inverno está chegando” e as criaturas malignas estão prestes a dominar o continente. Destaca-se que Caminhantes Brancos, também chamados de Outros, que pertencem ao núcleo de suspense da trama. Segundo o personagem Stannis Baratheon os "Outros são demônios feitos de neve, gelo e frio. O único inimigo que importa".

Em contrapartida, "War Of The Thrones" traz um recorte subjetivo de Jon Snow. A letra aborda o período em que ele abandona a Patrulha da Noite, juntando-se a um grupo de selvagens numa jornada Para Lá da Muralha. O verso "I'm condemned, I am hallowed" especifica a devoção altruísta do patrulheiros em servir somente à Muralha. Jon considerou-se condenado porque finalmente era um desertor, o que de acordo com seus votos seria obrigado a cumprir pena de morte.


O niilismo filosófico do personagem questiona a verdadeira relevância do jogo político em Westeros diante da iminente ameaça dos Caminhantes Brancos: "Walls they fall/When the march of the others begin". Sua previsão pessimista é que cada império ruirá na volta dos Caminhantes Brancos, os quais deixarão um rastro de morte e miséria por toda Westeros. Jon depara-se com este fatalismo trágico em "There at world's end/(...)I cannot escape it seems/Sadly I sing". 

A banda de power metal Hammerfall dedicou três composições às "Crônicas de Gelo e Fogo", a “Take the Black” do álbum “Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken” (2005) – que é uma citação ao lema da Casa Martell, isto é, “Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados” –, “Dark Wings, Dark Words” e “Winter is Coming” do próximo álbum da banda “(r)Evolution”. As letras do vocalista Joacim Cans abordam, fundamentalmente, guerreiros em batalhas épicas em busca de glória, tratando especialmente dos cavaleiros templários.

A canção “Take the Black” foi escrita supostamente sobre o tema da Patrulha da Noite, que é uma ordem militar de Westeros dedicada à manutenção da Muralha e, também, à defesa dos reinos que se encontram além desta. Os homens que servem à Muralha vestem-se inteiramente de negro, o que lhes rendeu o apelido corvos. Apesar de seu uso pejorativo, os patrulheiros gostam do termo.

Ao contrário da abordagem complexa do Blind Guardian, o Hammerfall optou por referências mais genéricas do tema. O verso "The lion roar into the night" é uma alusão ao lema da Casa Lannister, "Ouça-me rugir". Sem contar que o brasão dos Lannister é um leão dourado em campo carmesim. Coincidentemente, os bardos e os templários incluíram metaforicamente nas letras os Caminhantes Brancos como vozes na escuridão: "No one can defy the reaper/Voices (Twisted)/ Calling out your name”.

A dramaticidade de "Dark Wings, Dark Words" do álbum "Threshold" (2006) é inspirada no velho ditado presente no universo da série "asas negras, palavras negras". Geralmente, quando os corvos mensageiros entregavam comunicados urgentes as notícias eram péssimas. O verso "When the sun and moon unite" é uma mensão à união de Khal Drogo e Daenerys Targarye, os quais consideravam-se sol e lua aos dothraki (habitantes indígenas do Mar de Dothraki).


O novo álbum do Hammerfall “(r)Evolution não foi lançado até o fechamento dessa matéria. Porém, evidentemente, “Winter is Coming” trata do lema da Casa Stark o famigerado "O inverno está chegando", o qual é um aviso de constante estado de alerta, especialmente à volta dos Caminhantes Brancos. A Casa Stark de Winterfell é a principal casa nobre do norte e o seu brasão é um lobo gigante e cinzento correndo num campo de gelo.

A quarta temporada do seriado “Game of Thrones" está em exibição aos domingos pela HBO às 22 horas. A série literária "As Crônicas de Gelo e Fogo" tem cinco volumes publicados no Brasil pela editora Leya.

Você pode ouvir as músicas citadas na matéria logo abaixo:

"A Voice in The Dark" e "War Of The Thrones" do Blind Guardian:





“Take the Black” e "Dark Wings, Dark Words” do Hammerfall:



0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Template developed by Confluent Forms LLC; more resources at BlogXpertise