Meus Livros

Acho que o meu livro ficará pronto. Provavelmente no mesmo dia em que servirem sanduíche de bacon num bar mitzvah. Ou quando o Emperor deixar às profundezas gélidas da Noruega para tocar no Festival de Verão de Salvador.

Descontando os textos impublicáveis, eu tenho algumas mil palavras de um romance e uma porção de contos escritos para a antologia Meus heróis estão fora da TV. Está bem, não é um título exatamente heavy metal. Desculpe.

Sei lá, caro (a) leitor (a). Caso esteja entediado (a), você pode ler meu conto literário chamado A garota que ouvia Guns N' Roses. É bem bacaninha.



A GAROTA QUE OUVIA GUNS N' ROSES

Por Vinicius Oliveira (Mojo)


Desliga essa merda!, eu gritava enquanto tentava vencer mais uma página em branco. Nada feito, Daniela cantava os versos de Nightrain - em seu inglês macarrônico - imitando os gestos afetados de Axl Rose. O microfone era seu pente ainda sujo de condicionador e a sua bandana, uma toalha de banho precisamente enrolada na cabeça. Ela demorava tanto tempo para se arrumar quanto o Guns N' Roses para lançar o Chinese Democracy. Axl, Slash e Izzy eram os deuses dela. Kurt, Vedder e Staley os meus. As coisas não poderiam funcionar mesmo.

Eu odiava Guns N' Roses, porque Kurt odiava Guns N' Roses. O grunge acabou com a festa glam de Los Angeles, aposentou a maquiagem e apliques no cabelo e toda aquela veadagem regada à cocaína. Dos rock stars que excursionavam de limusine acompanhados de loiras peitudas e artificiais sobraram apenas artistas decadentes tocando os antigos hits mela cueca em barzinhos sujos para vinte velhotes anacrônicos. Cobain os colocou em seus devidos lugares: no ostracismo.

Você vai desligar isso, Daniela? Ou vou ter que mandá-la de volta pra casa da sua mãe? Lá você pode ouvir esse gordo decadente à vontade junto com a velha. Ela riu e continuou a incorporar o espírito do jovem e cheiradaço Axl.

Quando começou Sweet Child O' Mine, eu achei que iria vomitar. A garota ficou em chamas, um delírio adolescente que - sou obrigado a confessar - era muito engraçado de olhar. É claro que mantive a postura de cara durão porque, caso contrário, ela perderia completamente o respeito por mim. Eu era um cara do grunge, camisa de flanela e converse All-star com o logo do Nirvana desenhado artesanalmente. Por favor, me dê um pouco de heroína.

Ela não me respeitava. Eu praticamente decorei por tabela todos aqueles versos de lirismo pobre do Guns N' Roses. Nunca ouvi os caras por vontade própria. Até admirava (um pouco) o Slash. Não tem como negar que o guitarrista tem feeling. Ainda se opôs à megalomania do Axl Rose e zarpou da banda. Sujeito de atitude, porém, no gênero musical errado. Vá para Seattle, Slash.

Em dado momento quando o cabeludo da cartola mandava ver o famigerado solinho melódico de O' Mine, Daniela ajoelhou-se no tapete e começou a imitá-lo em movimentos perpendiculares de air guitar. Levei as mãos à boca, franzi a testa e fingi não me importar com a cena. Eu estava bastante irritado, porque precisava terminar um texto e não havia nenhuma inspiração. O aluguel dependia disso e ela não estava nem aí. Em condições normais eu não ligaria, visto que até gosto de escrever ouvindo música, mas seria complicado aguentar aporrinhação de senhorio. De novo. Já fui mais inconsequente.

Levantei rispidamente, apanhei minha camisa de flanela mofada do armário e saí batendo porta. Por um instante achei que ela tinha desligado o som, mas quando pisei na calçada - e parei para acender o Hollywood - escutei os primeiros riffs de Welcome To The Jungle. Filha da puta, pensei. Se for parar para pensar, Hollywood fica em Los Angeles, o berço maldito daqueles caras. Vou trocar de marca de cigarro.

Andei alguns quarteirões em busca de um bar aberto. Enfiei-me num moquifo de iluminação similar a de um bordel e as coisas estavam aparentemente silenciosas. Perfeito. Havia dez pessoas espalhadas em cadeiras de madeira envelhecida. Pedi uma dose de Jack e joguei minhas tralhas no balcão. Caderno escolar velho, duas canetas e alguns rascunhos. Eu finalmente poderia escrever em paz. E bêbado.

O texto estava fluindo e outras doses de uísque pagas. Senti subitamente a falta da Daniela, quer dizer, do humor e cheiro dela. Tinha trabalho a ser entregue que não seria interrompido por lampejos amorosos. E ela estava agindo cada vez pior. Ou não. Eu estava envelhecendo com certa amargura emergindo das entranhas. Não tem jeito, a vida fode todos nós.

No meio de mais um parágrafo, pensando numa símile engraçada, as luzes do bar apagaram. As dez testemunhas aplaudiram incessantemente. Um sujeito de cabelo loiro, armado e repleto laque apareceu num palco improvisado no fundo do bar bem ao lado do banheiro. A calça de couro velho e bandana de bandeira americana estampada não me deixavam mentir. Era um sobrevivente de L.A. Não podia ser.

Ele começou agradecendo a plateia dizendo que não ligava para a quantidade de público. Ínfima, eu acrescentei. Eu sei que os melhores estão aqui nessa noite, declarou no microfone para delírio dos presentes. Conversinha mole.

O cara apontou para mim no balcão como se tivesse me dedicando a primeira canção. Para ser simpático, saudei-o levantando o copo de uísque. Devolveu com um sorriso e desenhou os primeiros acordes. Eu conhecia aquela melodia kitsch: era November Rain. Vendi minha alma ao diabo.

Pensei na Dani e em como daríamos risada enchendo a cara juntos naquele boteco. Senti uma pontada de dor no coração. Eu era um babaca.

O sujeito terminou November Rain imitando o barulho de chuva. Nada mais clichê. Mas meus olhos estavam cheios de lágrimas e meu coração, de arrependimento. Aplaudi de pé. Acho que eu gostava de Guns.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Template developed by Confluent Forms LLC; more resources at BlogXpertise